top of page

Qual Pasta de Dentes é Ideal Para o Seu Filho ou Filha?

Para os papais e mamães, que estão em dúvida sobre usar ou não pasta de dente, qual pasta de dente é indicada para os primeiros dentes? Precisa ser COM ou SEM flúor? Qual a quantidade ideal na escova? Quantas vezes por dia se deve utilizá-la? Estas são alguns dos principais questionamentos que recebemos no consultório (mas, com certeza, não as únicas) em relação ao início da higienização bucal dos bebês com dentes.

Portanto, para fins de ESCLARECIMENTO e para sanar algumas questões e, NUNCA, JAMAIS como prescrição, vamos falar um pouco sobre o uso de pasta e dentes COM FLÚOR em crianças:


O uso da pasta COM flúor:

A partir do primeiro dente decíduo, independente da idade da criança e se ela engole ou não, deve-se fazer uso de pasta de dente COM flúor, desde que sejam seguidas as orientações de quantidade (descritas abaixo).

>> Crianças até 2 anos devem usar o equivalente a “meio grão de arroz cru” duas vezes ao dia, dos 2 até os 4 “um grão de arroz cru” também duas vezes ao dia e, acima de 4 anos, do tamanho de “uma ervilha brasileira” pelo menos nas três escovações básicas. . >> A pasta de dente ideal COM FLÚOR deve ser a partir da concentração de 1000 ppm de flúor (essa informação você encontrará escrita 🔎 atrás das embalagens). ATENÇÃ0: a pasta de dente deve ser encarada como medicamento e, por isso quem deve colocá-la na escova da criança supervisionando a escovação é um adulto. Nunca a própria criança! .

A pasta de dente quando usada na PRESCRIÇÃO CORRETA e de maneira consciente, não é tóxica e traz benefícios!


Por este e outros motivos indicamos que seja feita uma consulta presencial com um Odontopediatra. Este profissional ajudará vocês, pais, em relação ao início da higiene bucal previamente à erupção (nascimento) dos dentes decíduos (de leite). Ele poderá prescrever de maneira personalizada e específica para a necessidade de cada paciente, baseado na anamnese (histórico) e na realidade/rotina da família.


Agenda uma consulta para os pequenos e saiba mais sobre este serviço!


Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page