Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

Saúde Bucal na Gravidez

A saúde bucal durante a gravidez é tão importante quanto os demais cuidados, afinal a boca é um alerta para futuros problemas, mas também pode ser sinônimo de saúde.

Grávidas que apresentam a gengiva inflamada possuem uma tendência maior de ter um filho prematuro ou muito pequeno. Apesar de alguns médicos não associarem diretamente a gengiva da mãe ao desenvolvimento do filho, e ainda sejam necessárias mais pesquisas para que esse desencadeamento seja comprovado pela ciência, muitos médicos acreditam sim que doenças gengivais provocam níveis elevados de repercussões sistêmicas induzindo e aumentando o risco de um parto prematuro.

Sendo assim, é muito importante que a mulher que estiver planejando uma gestação faça uma visita ao seu dentista antes de engravidar, para que todos os procedimentos necessários sejam feitos antes da gestação, evitando que o bebê seja prejudicado por qualquer medicamento ou produto utilizado.

E as mamães que já estão em processo de gestação, é fundamental escovar os dentes regularmente três vezes ao dia, fazer uso do fio dental e ir ao dentista para tratar qualquer problema que possa surgir. Além desses cuidados básicos, as mulheres que sofrem de enjoos devem cuidar muito com a higiene bucal, as náuseas liberam um ácido capaz danificar seus dentes, por isso, faça uso de enxaguantes bucais, se necessário.

As dicas para manter a saúde bucal em dia são, principalmente, com a higiene. Mas também é importante que você beba muita água e mantenha sempre a boca hidratada. Reduza a ingestão de alimentos e bebidas doces e prefira alimentos ricos em cálcio. Lembre-se sempre que a saúde do seu bebê passa pela sua boca.